Partindo da relação entre a genialidade de Mozart e a insegurança criativa de Salieri, o autor volta à Gênese, ao pecado original do Cristianismo e à Psicanálise para demonstrar que a inveja tem sido desqualificada e reprimida na História da Humanidade pelo medo que temos da nossa pujança criativa. A inveja é irmã da ambição. Ambas lutam igualmente pelo desenvolvimento. A ambição promove o Ego e a inveja cobiça o que é do outro. A Consciência tradicional é maniqueísta e divide as funções psíquicas radicalmente em Bem e Mal, certo e errado, belo e feio. Com isso, a Consciência se torna unilateral, reprime o lado que julga mau e forma uma Sombra intensa no Inconsciente, que é projetada e ataca os outros. Essa é a História ternária e paranóide da Humanidade, na qual o Ego vê o Bem e o Mal nos Outros e não em si mesmo.
No âmago de sua obra, Byington descreveu o Arquétipo da Alteridade, um padrão quaternário da Consciência Individual e Coletiva, no qual o Ego percebe a polaridade Consciência-Sombra em si mesmo e no Outro. O Arquétipo da Alteridade é o paradigma do Amor, da Ecologia, da Criatividade, da Socialdemocracia e da Economia Sustentável, e permite ver todas as funções psíquicas, inclusive a inveja, atuando ora no Bem, ora no Mal, na Consciência e na Sombra do Indivíduo e da Cultura.
Carlos Amadeu Botelho Byington é médico-psiquiatra, educador e historiador. Fez sua pós-graduação no Instituto Jung na Suíça. Retornando ao Brasil, ampliou o conceito de arquétipo para englobar também a Consciência Individual e Coletiva. Criou a Psicologia Simbólica Junguiana e a Pedagogia Simbólica Junguiana.
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