Esqueça o que aprendeu, diz o ensino tradicional, leve para toda vida sua experiência na sala de aula, dia a pedagogia simbólica.
O método simbólico faz de cada professor um ser não dissociado entre o mundo objetivo e o subjetivo. E de cada estudante uma pessoa instrumentada para a cidadania. Isso é possível quando o aprendizado une razão e emoção, e a criatividade convive com o prazer do conhecimento.
“A Pedagogia Simbólica Junguiana busca evitar dois grandes redutivismos que mutilam a realidade e o conhecimento. De um lado o positivismo e o materialismo, que aprisionam o conhecimento na verdade desumanizada do objeto. De outro lado, ela busca evitar o esoterismo que não diferencia da percepção objetiva componentes subjetivos da imaginação.” Marina Colasanti, escritora
“Nos escritos de Carlos Byington, a reflexão original conjuga-se sempre com a coragem de propor ações terapêuticas transformadoras.” Prof. Dr. Mario Ferreira, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.
“A ciência simbólica descrita por Byington é uma nova forma de se compreender o humanismo moderno”. Prof. Dr. Mario Eugenio Saiz-Laureiro, Pontificia Universidad Católica del Uruguay.
Avaliações
Não há avaliações ainda.